domingo, 21 de dezembro de 2008

Mulher Pastora ? é Bíblico ?



Nesses últimos dias, há um tipo de exegese (ou melhor, eisegese) pela qual se procura a todo custo encontrar apoio bíblico para o que já está em vigor. É como se pudéssemos oficializar, biblicamente, o usual, o que, na prática, já existe. Por exemplo: há danças em várias igrejas; então, encontremos referências bíblicas que as autorizem. Já existem “pastoras” em várias denominações; achemos também passagens em apoio ao “ministério feminino”.Ora, quem tem a Bíblia como a sua fonte primária de autoridade, como a sua regra de fé, de prática e de vida, não deve viver à mercê da falaciosa exegese (exegese?) mencionada. Por isso, resolvi escrever este artigo, não para agradar ou desagradar alguém. Como disse Monteiro Lobato, "Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar alguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver: cadeia, forca, exílio" (Carta a João Palma Neto, São Paulo, 24/1/1948).Estariam os homens impedindo as mulheres de exercer o ministério pastoral? Essa questão tem gerado polêmica e dividido opiniões. Mas eu quero mostrar, de maneira isenta — apesar de eu ser homem —, o que a Bíblia diz. Peço às irmãs que acreditem em mim, pois não tenho intenção alguma de agradá-las ou irritá-las. Este artigo é uma exegese bíblica, imparcial, de quem deseja andar segundo a vontade de Deus, e não conforme o que homens e mulheres convencionam.Antes de discorrer sobre o “ministério pastoral feminino”, e para ser imparcial, devo mostrar o que as Escrituras dizem sobre o relacionamento entre homem e mulher.O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A SUBMISSÃOMuitos homens devem reconsiderar a sua opinião acerca das mulheres, que, ao longo dos séculos, vêm sendo discriminadas, principalmente no meio religioso. Vejo que a atitude inconveniente de alguns homens tem como resposta uma postura hostil por parte das mulheres, gerando a chamada “guerra dos sexos”. Por que muitas mulheres cristãs estremecem ante o ensinamento bíblico da submissão? Porque muitos maridos são autoritários e se consideram superiores a elas, não respeitando a sua sensibilidade.No cristianismo genuíno, não há espaço para machismo e feminismo, movimentos extremados que não reconhecem a verdadeira posição do homem e da mulher na sociedade. O primeiro considera a mulher inferior, enquanto o outro trata o homem como um demônio. No Corpo de Cristo, há lugar para ambos os sexos, desde que reconheçam, à luz das Escrituras, a sua posição.Paulo compara a submissão da mulher à sujeição de Jesus a Deus Pai (1 Co 11.3). Tanto o Deus Filho quanto o Deus Pai pertencem à Trindade, sendo iguais em poder (Mt 28.19; Jo 10.30). Todavia, Cristo, por amor ao Pai, submete-se voluntariamente, recebendo dEle toda a honra (Fp 2.5-11). Além disso, Paulo ensina: “... assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5.24). E Cristo não obriga ninguém a obedecê-lo (Lc 9.23; Tg 4.8).O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AS DIFERENÇASSegundo a Bíblia, a relação entre homem e mulher deve ser, antes de tudo, de respeito mútuo (1 Co 7.3-5). Deus formou Eva a partir de uma das costelas de Adão (Gn 2.18-22) para demonstrar que a mulher não deve estar nem à frente nem atrás, mas ao lado do homem, como ajudadora. E ser ajudadora não é ser inferior, pois o próprio Deus é o nosso Ajudador (Hb 13.5,6).Na Palavra de Deus não há espaço para o falacioso igualitarismo feminista, porém a Bíblia também não diz que a mulher é inferior ao homem. Ela é o “vaso mais fraco” (1 Pe 3.7). Quer dizer, mais frágil, mais sensível e, por isso, deve ser amada e honrada pelo marido (Ef 5.25-29). O princípio que deve prevalecer é o da prioridade, e não o da superioridade (1 Tm 2.13).Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). Por que, então, alguns homens se consideram superiores? Deus fez a mulher diferente do homem para que ambos se completem, no lar, na sociedade e no serviço do Senhor. Nesse caso, existem tarefas que o homem desempenha melhor, enquanto há atividades em que o talento feminino se sobressai. E isso também deve acontecer nas igrejas.O QUE A BÍBLIA DIZ (OU NÃO DIZ) SOBRE A ORDENAÇÃO Há ou não respaldo bíblico para a ordenação de mulheres? Reitero que nada tenho contra as mulheres, mas peço às minhas amadas leitoras que não fiquem bravas comigo. Afinal, como eu já disse, a minha fonte primacial é a Bíblia. Se fosse o meu raciocínio a minha fonte máxima de autoridade, com certeza afirmaria, sem medo de errar, que as mulheres têm todo o direito de reivindicarem a ordenação pastoral. Mas, quem sou eu ante a infalível e inerrante Palavra de Deus?1) Na Bíblia, a única pastora mencionada é Raquel, uma pastora de ovelhas (Gn 29.9). E o termo “bispa”, em voga na atualidade, sequer existe. Foi uma certa “episcopisa” que, ao lado de seu marido “apóstolo”, o popularizou.2) Muitos têm dito que as mulheres sequer eram citadas nas genealogias, pois entre os judeus elas eram desprezadas. Isso em parte é verdadeiro. Contudo, esse argumento não é válido para o que está escrito na Lei, pois foi Deus quem entregou todos os preceitos da Lei a Moisés. Seria Deus machista?3) Os defensores da ordenação feminina citam como exemplo a valorosa cooperadora de Paulo e esposa de Áqüila, Priscila (At 18.26). Mas tudo não passa de conjectura, haja vista não haver nenhuma referência que confirme o seu apostolado.4) Também citam Júnias, que — pelo que tudo indica — era um cooperador de Paulo (Rm 16.7). Mesmo que fosse mulher, o texto não afirma, categoricamente, que se tratava de alguém que exercesse o ministério pastoral ou apostólico.5) Na igreja primitiva, as mulheres se ocupavam da oração (At 1.14) e do serviço assistencial (At 9.36-42; Rm 16.1,2). E algumas se notabilizaram como fiéis cooperadoras do apóstolo Paulo, como Febe, a mencionada Priscila, Trifena, Trifosa, etc. (Rm 16), além de Lídia, a vendedora de púrpura (At 16.14). Não há nenhuma referência a mulheres exercendo atividades pastorais.6) Alguns teólogos feministas — de maneira precipitada e infeliz — afirmam que Paulo era machista, contrário às mulheres, em razão de sua formação. Isso não resiste a uma exegese, pois nenhum machista aconselharia os homens a amarem a sua própria mulher, como em Efésios 5.25. Nenhum machista citaria tantas mulheres, como em Romanos 16. Paulo, como imitador de Cristo (1 Co 11.1), tratou as mulheres da mesma maneira que o Senhor. E, quem dentre nós, tem autoridade para dizer que Jesus era machista?7) Se Paulo era machista, o que dizer de Jesus, que escolheu doze homens para compor o ministério da igreja nascente, de acordo com Mateus 10.2-4? Ele teria se enganado? Ou o Mestre tinha algum vínculo com fariseus, saduceus, escribas ou quaisquer grupos machistas de sua época?8) Na escolha dos primeiros diáconos, que poderiam vir a ser ministros, caso tivessem chamada de Deus para tal e servissem bem ao ministério (Hb 5.4; 1 Tm 3.13), os apóstolos disseram: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões...” (At 6.3).9) No primeiro concílio, em 52 d.C., os rumos da igreja foram traçados por homens (At 15).10) Em Apocalipse 2 e 3, são mencionados os pastores das igrejas da Ásia.Como se vê, apesar de toda a polêmica em torno desse assunto, a Bíblia é clara. Embora as mulheres tenham importante papel ao longo das páginas do Novo Testamento, aparecendo na linhagem e no ministério de Cristo (Mt 1.3,5,6,16; Lc 8.1-3), Deus conferiu aos homens, em regra geral, o exercício da liderança eclesiástica (Ef 4.8-11).UMA PALAVRA ÀS IRMÃS EM CRISTO Amadas irmãs, peço-lhes que não fiquem bravas comigo. Talvez, se eu fosse uma mulher, as irmãs aceitariam melhor o que tenho exposto. Mas quero lhes dizer que as irmãs podem e devem pregar o evangelho, orar pelos enfermos e desempenhar todas as tarefas de um seguidor de Jesus (Mc 16.15-18), pois também são cooperadoras de Deus (1 Co 3.9).O que lhes é vedado, não por mim, mas pela Palavra de Deus, é o desempenho de funções reservadas aos ministros. Por exemplo, só os ministros podem ungir os enfermos (Tg 5.14; Mc 6.13). Nem os homens, se não pertencerem ao ministério, podem fazer isso! Nesse caso, as mulheres também não devem ungir, a menos que queiram agir por conta própria, e não segundo os preceitos bíblicos.Por outro lado, muitos obreiros — por falta de conhecimento ou amadurecimento — as impedem de testemunhar, valendo-se erroneamente do texto de 1 Coríntios 14.34,35. Aqui, Paulo com certeza não se opôs à pregação feita por mulheres, visto que no capítulo 11 ele mesmo disse que as mulheres podem profetizar na casa de Deus. Certamente, o apóstolo se referiu ao falatório ou a um tipo de participação no culto que implicasse ascendência das mulheres sobre os ministros do Senhor, o que infelizmente aconteceu na igreja de Tiatira (Ap 2.20-22).Outro texto que tem sido usado de modo errado para impedir as irmãs de ministrarem em escolas dominicais, conferências, estudos, etc., é 1 Timóteo 2.12. Mas o apóstolo Paulo, claramente — à luz dos contextos imediato e remoto —, alude a um tipo de participação feminina que resulte em enfraquecimento da autoridade masculina, quer no lar, quer na casa de Deus, o que fere os conceitos bíblicos já expostos neste artigo.Finalmente, reconheço, queridas irmãs, que há exceções, como mulheres que estão no campo missionário. Mas não devemos transformar as exceções em regras, como tem ocorrido em igrejas cujas esposas de pastores são declaradas, automaticamente, pastoras. Quando fazemos valer a nossa própria vontade ou a de outras pessoas à nossa volta, e não a vontade de Deus, corremos o risco de enquadramento no que o Senhor Jesus disse em Mateus 7.21-23.










12 comentários:

  1. Muito interessante Pedro, realmente ficamos com dúvidas sobre esse assunto, mas se lermos a biblía encontraremos respostas pra todas elas.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Luana !!!!!
    Não temos duvidas não, temos certeza que o ministerio pastoral feminino é Anti-Bíblico.
    A Bíblia ela não da respaldo para tal feita.
    são pessoas que querem tem posição que Deus não chamou para massagear o seu ego com vaidades.

    ResponderExcluir
  3. Quando penso no que faria Jesus nesse caso não consigo vê-lo nos excluindo do minintério pastoral, mas a sensibilidade que há na maioria das mulheres faltam em muitos homens. Então compreendo perfeitamente a sua interpretação e de muitos outros. me preocupo em cumprir o ide, pois é o que Deus espera dos seus e em ser salva, pois foi pra isto que Jesus morreu por mim.

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Irmã Ana !!!!!
    Concordo com vc no ide e pregai o evangelho a toda criatura, independente se é homem mulher ou criança,Branco ou negro. Mais para chamada pastoral não existe nenhum respaldo bíblico acerca de tal feita. Pois isso da há uma nova onde de modernismo que vem se alastrando nas igrejas que não tem por alicerce a Palavra de Deus. Isso se resume maldição (Galatas 1.8.9) anátema. Não to dizendo que a mulher não possa pregar, ser uma dirigente de circulo de oração ou ensinar, pode sim. Mas ser pastora é anti-bíblico. Temos que ter respaldo biblico para tornar algo como doutrina. Regra n° 1 da Hermenêutica biblica ( a bíblia é interpretada pela bíblia ). Deus te abençõe em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  5. ah eu não acho assim como raquel era pastora de ovelhas mesmo sendo sensivel mas quem era que comandava as ovelhas não era ela mesma? alem do mais ela tinha que ter a responsabilidade de cuidar das suas ovelhas né, eu acho ao contrario que a mulher não deva ensinar pq é vergonhoso pra ela mas guiar e pastorear pessoas adultos jovens e velhos é de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Devemos levar em conta que o achismo não faz parte do cristianismo. Temos que ter a plena convicção do que a bíblia nos diz. A mulher tem uma grande capacidade para o ensino, e sendo independente de raça ou sexo, deve-se ensinar-se a Palavra de Deus ao que não conhece, para isso tbm contamos com as mulheres para tal missão a qual foi dada por Jesus Cristo (Mar 16.15) Disse-lhes Jesus: "Ide por tudo mundo e pregai o evangelho a toda criatura". E questão ao ministério pastoral não encontramos nenhum compêndio doutrinário para tal feita. Que Deus vós abençõe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Deus não faz acepção de pesoas!!!!!

    ResponderExcluir
  8. quero que me mostre onde diz na biblia que não pode ter mulheres pastoreando.

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz, Pr.Pedro. Está escrito na Palavra de nosso Deus em 1ªCoríntios 14:33 "Porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos. Bem sabemos que nos tempos atuais as mulheres ainda sofrem com pesadas formas de descriminações e fico a imaginar, e nos tempos da igreja primitiva e ainda mais atrás no antigo testamento. Será que alguêm pararia e escutaria a Palavra de Deus partindo ou melhor sendo usada a boca(voz) de uma mulher? Sei que o verso acima citado está inserido no contexto da ordem dos cultos e logo abaixo no verso 34 e 35 orientações direcionadas as mulheres. Mas nosso Deus não é Deus de confusões e será que no contexto das sociedades passadas pelos motivos acima citados as mulheres não foram usadas com mais ênfase nas Escrituras Sagradas? Congrego em uma igreja que não têm por doutrina mulheres pastoreando o rebanho do Senhor e concordo juntamente com nossa liderança. Mas será que isto pode ter ocorrido? Por conta da mulher não ter lugar privilégiado nos tempos antigos? E nosso Deus em sua infinita sabedoria não tê-las usado com maior frequência?

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor irmão, também concordo com vc, penso que as mulheres devem orar pregar profetizar enfim fazer o ide do Senhor mas toda vez que falam q uma igreja tem pastora não soa bem aos meus ouvidos pq também não li isso na bíblia e vai contra os preceitos bíblicos. Que Deus continui vos abençoando

    ResponderExcluir
  11. O abençoado ai em cima me pediu para lhe mostrar na Bíblia onde diz que mulher não pode pastorear !

    Eu repasso a pergunta assim : Me mostra na Bíblia onde se tem um Chamado pastoral para mulheres ?

    Isso é modismo novo evangelho onde o Apostolo paulo chama de Anátema. Gál. 1.8-9

    ResponderExcluir
  12. Deus não faz acepção de pesoas para Salvar, mas para usar, não usa todos.

    ResponderExcluir

Dê a sua opnião !!